28 de mar. de 2012

  • Patos lança campanha contra incêndios e orientação para limpeza de lotes


    Reunião envolvendo diversos órgãos definiu pelo lançamento de uma campanha maciça contra incêndios e pela limpeza de terrenos baldios nas zonas rural e urbana de Patos de Minas.
     
    A segunda reunião sobre prevenção aos incêndios na época mais seca do ano foi realizada na manhã de segunda-feira, dia 26, na sede da 10ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito em Patos de Minas.
     
    Mais de 20 pessoas de entidades ligadas ao meio ambiente, Ministério Público, Polícia Militar, Prefeitura, UNIPAM e imprensa participaram da reunião que traçou mais estratégias para o desenvolvimento de uma campanha maciça no município para o combate aos incêndios destroem o Meio Ambiente e deixa o ar da cidade prejudicado.
     
    Campanha

    A agência Crivo do UNIPAM foi contatada e criou uma campanha com mascote, slogan e mensagem direcionada a toda a população. A campanha terá peças em busdoor, outdoor, cartazes, vts de televisão, spots de rádio, folhetos para blitz educativas placas de advertências que deverão ser colocadas nos lotes vagos sujos que forem notificados e multados.
     
    Ministério Público

    O Ministério Público deverá convocar alguns donos de lotes, identificados pela Prefeitura, para uma conversa e chamada à responsabilidade. Muitos donos, apesar de receberem notificações, acabam não fazendo a limpeza, por acharem o valor irrelevante das multas aplicadas. Por isso, muitos não efetuam a limpeza dos lotes.
     
    Multas

    O proprietário que não efetuar a limpeza de terrenos pode ser punido com o pagamento de multas, de acordo com a lei. O Código Penal, em seu artigo 250, prevê que causar incêndio, expondo a perigo à vida, à integridade física ou o patrimônio de outrem, pode ter como pena reclusão de três a seis anos e multa. Será nesse sentido que a Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros atuarão nos casos de desobediência à legislação.
     
    Conscientização
     
    Por outro lado, a campanha desenvolvida pela agência Crivo do UNIPAM, aposta na conscientização. A ideia é somar esforços para que haja a prevenção de incêndios e a preservação dos locais de mata nativa, além de garantir um ar de boa qualidade no período em que a umidade relativa não é alta e acaba causando doenças.
     
    Notificação
     
    A Prefeitura, que ano passado realizou a notificação de cerca de 3 mil donos de lotes vagos, informou que a expectativa é de notificar mais de 5 mil proprietários de terrenos. “Estamos chamando os donos à responsabilidade para que eles limpem seus lotes e evitem que alguém coloque fogo no local.” – informou o secretário de Infraestrutura, Jair Valadão.
     
    Slogan
     
    O slogan central é “Você não sabia. Mas estamos de olho em você faz tempo.” Nas peças publicitárias, a população será convocada a participar da campanha denunciando e sendo um fiscal nas ruas para eu o Poder Público possa atuar.
     
    Patos de Minas sob chamas e fumaça

    No ano passado, Patos de Minas sofreu com queimadas de diversas naturezas, sendo que das 449 ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, 287 foram em terrenos baldios.
     
    As beiras das rodovias também estão sendo limpas pelo Departamento de Estradas e Rodagem – DER/MG para evitar as queimadas, principalmente próximo a reservas ambientais.
     
     
    Cadastro Único para capina
     
    Na reunião, duas representantes do Sistema Nacional de Empregos – SINE - foram convocadas e participaram do encontro. Foi pedido para que seja criado um cadastro único de trabalhadores que possam executar serviços de capina ou roçada nos lotes da cidade para os proprietários interessados em manter seus terrenos limpos.
     
    Major Veríssimo, comandante da 10ª. Cia. Independente Militar de Meio Ambiente fala sobre a campanha para conter incêndios na cidade e na zona rural.
    Reportagem: Otaviano Marques

    Foto: reprodução

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot