31 de jul. de 2012

  • Em cerimônia de oficialização, Chávez compara entrada no Mercosul a vitória de Lula

    AFP


    A Venezuela oficializou nesta terça-feira, dia 31, a sua entrada no Mercosul, durante a reunião de cúpula em Brasília. Até 2016 o país deverá cumprir uma série de exigências do bloco para completar a adesão.

    No encontro, o presidente Hugo Chávez comparou o ato à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2002, que, para ele, "marcou uma mudança no rumo" do continente.

    "Acho que aquele dia é muito parecido com hoje. Tenho certeza de que, a partir de hoje, entramos em um período de aceleração da história que estamos construindo, da geografia, das mudanças políticas e profundas."

    Chávez também ressaltou que a entrada do seu país permitirá o desenvolvimento das economias do bloco e que há uma confluência de interesses com a incorporação.

    "Fazia tempo que a Venezuela deveria ter entrado no Mercosul, mas tudo tem o seu tempo e nossa entrada coincide com o próximo início de um ciclo político no nosso país. Nada melhor que isso, não só para o interesse venezuelano, mas também para o argentino, o brasileiro e o uruguaio. Há uma confluência."

    Ao lado dos colegas José Mujica (Uruguai) e Cristina Kirchner (Argentina), a presidente Dilma Rousseff disse esperar que o Paraguai "normalize sua situação institucional" para que possa "reaver seus direitos no Mercosul". "Não somos favoráveis a retaliações econômicas que possam provocar prejuízo ao povo paraguaio."

    Fonte:Pop.com


  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot