O confronto foi difícil, suado, envolvia dois times que brigam diretamente por um lugarzinho no G-4, mas o América soube aproveitar a chance que teve e bateu o Avaí por 1 a 0, no estádio Independência, nesta sexta-feira. O time mineiro, que vinha de uma goleada por 5 a 2 para o São Caetano, mostrou superação e, no sufoco, conseguiu segurar a pressão da equipe catarinense na etapa final para reencontrar o caminho das vitórias em casa na Série B do Brasileiro. Alessandro anotou o único gol da partida.
Com o resultado, o América foi a 40 pontos e agora é o sétimo colocado na classificação geral, enquanto o Avaí permanece com 37 pontos. O time mineiro volta a jogar na próxima terça-feira, às 21h, quando enfrenta o Bragantino, em Bragança Paulista (SP). Já o Avaí só retorna ao campo na outra sexta-feira, contra o Guaratinguetá, às 19h30, na Ressacada.
Coelho sai na frente
Incomodado com o jejum de vitórias jogando em casa - sete partidas, ao todo - o América entrou em campo determinado a mudar o histórico na edição 2012 da Série B. Após sofrer a goleada por 5 a 2 para o São Caetano em seus domínios, na terça-feira, o Coelho mudou a postura e deu trabalho para o Avaí. O jogo começou bastante movimentado no estádio Independência e, logo no primeiro minuto, a equipe catarinense deu um susto no goleiro Neneca. Arlan recebeu um lançamento de Camilo na direita e, da entrada da área, mandou um chute forte, que passou por cima do travessão alviverde.
Apesar do primeiro lance perigoso ter sido do visitante, o América não se intimidou e passou a pressionar o adversário, utilizando muito os seus dois laterais, Boiadeiro e Bryan. No entanto, o Avaí também era perigoso e, mesmo chegando menos ao gol de Neneca, quando aparecia, dava trabalho para a defesa do time mineiro. Em uma delas, aos 8 minutos, de fora da área, Bruno chutou cruzado e a bola, por muito pouco, não foi parar no fundo do gol americano. Três minutos depois, o mesmo Bruno voltou a ameaçar a meta do Coelho.
Com 12 minutos, o técnico Mauro Fernandes foi obrigado a sacar o atacante Fábio Júnior, com dores na coluna, e colocou Ewerthon em seu lugar. O América melhorou o toque de bola com a entrada do jogador que, em um contra-ataque rápido, iniciou a jogada que resultou no primeiro gol do América. Aos 21 minutos, Ewerthon tocou para Boiadeiro, o lateral lançou a bola para Alessandro que, de cabeça, abriu o placar para o Coelho. O Avaí não demorou a responder e, pouco depois, quase empatou, também de cabeça, após cobrança de escanteio de Pirão.
Antes de ir para o intervalo, o América ainda perdeu uma chance incrível com Ewerthon. Cara a cara com o goleiro Moretto, o atacante acabou chutando para fora. O Coelho continuou pressionando o Avaí, mas não conseguiu ampliar a diferença. No finalzinho, o clube catarinense chegou perto do empate após um chute de Caio, defendido de maneira estranha por Neneca, que se enrolou no lance.
Pressão catarinense
No segundo tempo, nada de esfriar o jogo. As duas equipes mantiveram o ritmo intenso da etapa inicial, imprimindo velocidade no duelo. Novamente, o Avaí criou a primeira boa chance, em uma cobrança de falta de Cléber Santana. Depois, o América foi para a pressão e quase fez o segundo gol. Ewerthon aproveitou o toque de Gabriel e, à queima-roupa, chutou contra o gol de Moretto. Na sequência, o Avaí saiu mal e por muito pouco Alessandro não anotou mais uma vez.
Depois só deu o Avaí no jogo. A equipe catarinense, precisando do empate, partiu para cima do Coelho e criou várias chances de marcar, mas parou nas defesas do goleiro Neneca. Aos 36 minutos, Diogo Acosta chutou cruzado, na pequena área, mas o goleiro alviverde salvou o América. Pouco depois, foi a vez de Bruno perder uma chance incrível em uma cabeçada. Gilberto, pelo América, também teve a sua oportunidade de ampliar, mas o goleiro do Avaí também impediu o gol.
No final, para desespero do América, o atacante Ewerthon recebeu o segundo cartão amarelo na partida e acabou expulso de campo. Com um a mais, o Avaí ainda tentou empatar, mas o Coelho conseguiu se segurar para confirmar a vitória.
AMÉRICA 1 X 0 AVAÍ
AMÉRICA 1 X 0 AVAÍ
Data: 14/9/2012 (sexta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wagner Nascimento Guimarães
Auxiliares: Lucio da Silva Mattos e Lorival Cândido das Flores
Público: 604 pagantes
Renda: R$ 11.250
Cartões amarelos: Bryan, Alessandro, Ewerthon (América); Pirão (Avaí)
Cartão vermelho: Ewerthon (América)
Gol: Alessandro, aos 21min do primeiro tempo
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wagner Nascimento Guimarães
Auxiliares: Lucio da Silva Mattos e Lorival Cândido das Flores
Público: 604 pagantes
Renda: R$ 11.250
Cartões amarelos: Bryan, Alessandro, Ewerthon (América); Pirão (Avaí)
Cartão vermelho: Ewerthon (América)
Gol: Alessandro, aos 21min do primeiro tempo
América: Neneca; Boiadeiro, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Agenor, Leandro Ferreira, Marquinhos Paraná e Geovanni (Gilberto); Alessandro e Fábio Júnior (Ewerthon). Técnico: Mauro Fernandes.
Avaí: Moretto; Arlan, Rafael, Renato Santos (Cássio) e Pirão; Bruno, Camilo (Nunes), Rodrigo Thiesen (Wagner Diniz) e Cléber Santana; Ricardo Jesus e Diogo Acosta. Técnico: Hemerson Maria.
(O Tempo)