29 de nov. de 2012

  • Hospital Veterinário da UFU investiga morte de cães em Uberlândia, MG


    O Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) investiga se cães da cidade também foram contaminados pela toxina que pode ter matado 20 cachorros em Vitória (ES). O Ministério da Agricultura solicitou a retirada do mercado de seis produtos fabricados pela empresa Adimax Pet, fábrica da ração situada em Uberlândia.

    Segundo o órgão, em nota divulgada, os alimentos foram produzidos no mesmo período dos lotes contaminados e a medida é preventiva. De acordo com a Adimax pet, o lote da ração contaminado foi retirado do mercado.

    Segundo a Adimax Pet, a maior parte do lote, cerca de 80%, foi distribuída no Triângulo Mineiro, mas ainda não foram confirmados casos de contaminação. Contudo, no Hospital Veterinário da UFU, já foram registrados, pelo menos, dez casos suspeitos.

    Na região metropolitana de Vitória já foram registrados vinte casos de mortes depois dos animais comerem a ração. A indústria reconheceu que foi encontrado mofo em um lote da ração, com aproximadamente 10 mil quilos.

    O veterinário da empresa disse que provavelmente houve uma contaminação do milho, que é um dos ingredientes da ração. Nesse milho se desenvolve um fungo que produz uma toxina denominada aflatoxina, que causa intoxicação nos animais.

    A indústria informou que os lotes contaminados foram retirados 'voluntariamente' antes da confirmação de contaminação ou solicitação por parte do ministério.

    Fonte: G1.

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot