7 de jan. de 2013

  • 07/01 Dilma convoca reunião de emergência sobre crise do setor elétrico

    AFP / Don Emmert


    As férias de Dilma Rousseff não foram só de descanso no Nordeste. Segundo a colunista Eliane Cantanhêde, da "Folha de S.Paulo", a presidente usou o tempo também para combinar uma reunião de emergência sobre a crise do setor elétrico com o ministro Edison Lobão, das Minas e Energia. O encontro deve ocorrer no próximo dia 9.

    Os reservatórios nacionais chegaram ao nível de 62% abaixo dos registros de 2012, e o intenso calor do verão tem contribuído para piorar a situação, secando mais os reservatórios e aumentando o consumo.

    A colunista observa ainda dois pontos "irônicos" desta história toda: o crescimento "pífio" de 2012 (cerca de 1%) salvou o Brasil de um risco imediato de apagão (os 4,5% garantidos antes por Mantega poderiam ser decisivos); e a reunião que Dilma agora convoca por conta da crise e da falta de chuvas ocorre num momento em que municípios fluminenses sofrem com o excesso delas.

    O governo já ordenou a reativação da usina de Uruguaiana (parada desde 2009), e a utilização das usinas térmicas, mais caras, a 100% do que podem oferecer. Apesar disto, são medidas ainda insuficientes, e técnicos não descartam possível apagão. Pelo menos a Copa de 2014 não é uma preocupação, já que os estádios terão geradores.

    Fonte:Pop

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot