12 de jan. de 2013

  • 12/01 - Pouca chuva causa prejuízos às hidrelétricas no Triângulo e região

    Nível do reservatório de Nova Ponte está bem abaixo do normal (Foto: Reprodução / TV Integração)

    A chuva que tem caído nesse início de janeiro ainda não foi suficiente para suprir a escassez de água dos últimos meses no Triângulo Mineiro e região. A situação atual segue o panorama do fim de dezembro do ano passado, o que tem prejudicado o nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Segundo o professor do Instituto de Geografia e Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Antônio Giacomini Ribeiro, um fenômeno atípico também ocorreu, já que não ficava sem chover no primeiro dia do ano em Uberlândia há mais de três décadas.
    "Há 35 anos temos registros de chuvas em Uberlândia no primeiro dia do ano, mas esse ano não choveu. O mais grave é a consequência disso no clima. O forte calor no mês de dezembro e nesse começo de janeiro registra médias de temperaturas máximas em torno dos 33 graus, sendo que normalmente é de 28 graus. E a falta de chuvas provoca isso", explicou Giacomini.
    Além das altas temperaturas, a falta de chuvas resulta em outra grave situação. De acordo com Giacomini, os reservatórios das usinas hidrelétricas da região estão com baixo nível de armazenamento. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) de quinta-feira (10), mostraram que os índices de reservação dessas usinas na região estão entre 16% e 31%

    (Veja na tabela abaixo).
    HidrelétricaÍndice de reservação
    São Simão (Santa Vitória)24,28%
    Água Vermelha (Iturama)16,71%
    Marimbondo (Fronteira)22,33%
    Nova Ponte (Nova Ponte)26,42%
    Emborcação (Araguari)31,19%

    O Instituto de Meteorologia Climatempo prevê intensas chuvas neste fim de semana, em Uberlândia. Porém, para Giacomini, o déficit de água não é tão fácil de ser revertido, pois, segundo ele, os reservatórios das hidrelétricas já operam com prejuízos do ano anterior.
    "Não acredito que teremos uma retomada de chuvas suficiente para normalizar a situação dos reservatórios. Há o déficit desse verão, que é de 30% a 40%, mas temos o do ano anterior. Os reservatórios não se recuperaram, ficaram com a capacidade entre 70 e 75%. Portanto, existe déficit sobre déficit", afirmou o professor.

    Sem risco de corte do abastecimento
    O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia, Orlando de Resende, falou sobre a atual situação dos mananciais que abastecem a cidade. Segundo Orlando, os reservatórios de Bom Jardim e Sucupira estão com o nível um pouco abaixo do normal, mas o panorama não é de preocupação e não existe o risco do abastecimento ser suspenso por algum período.
    "Sucupira e Bom Jardim estão com 83% da capacidade e com nível de 2,6 metros, sendo que o normal é 3 metros. É um alerta, porém, não há grande preocupação quanto a isso. No ano passado, a situação era um pouco melhor quando os reservatórios estavam com 90% da capacidade. Mas, não há qualquer risco de abastecimento", afirmou Orlando.
    Ainda de acordo com Orlando, os reservatórios de água da cidade estão operando com turbinas e motores, para garantir o fluxo normal abastecimento. Para o diretor do Dmae, é importante que a população também trabalhe em conjunto com a administração municipal.
    "Nós pretendemos realizar uma campanha de conscientização com a população, para tentar diminuir o desperdício de água. E não só nessa época, mas durante todo o ano. É fundamental que todos nós façamos a nossa parte", finalizou Orlando.

    Do G1 Triângulo Mineiro

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot