30 de jan. de 2013

  • 30/01 - Grávidas podem ter gatos?




    Existe muita confusão e falta de informação relacionada ao perigo da toxoplasmose para grávidas. Muitas pessoas acreditam que a simples presença do gato no mesmo ambiente que a gestante pode transmitir a doença, o que não é verdade.

    O parasita responsável pela transmissão da toxoplasmose pode ser transmitido pelo contato com as fezes de gatos. Mas isso não é motivo para se desfazer de seu bichano. Basta que a tarefa de limpar a caixa de areia do gato seja delegada à outra pessoa.

    Ou seja, se você está grávida, nada de limpar ou mexer nas fezes dos gatos. Caso não tenha outra pessoa que possa fazer a limpeza da caixa, o indicado é usar luvas descartáveis para manipular urina, fezes e outras secreções do animal.

    Mulheres que já tiveram contato com a toxoplasmose não devem se preocupar, pois já desenvolveram os anticorpos. Mas aquelas que ainda não tiveram devem ter cuidado redobrado também com pombos e galinhas, que são animais que podem ser veículos da doença.

    Ainda existem profissionais que contraindicam a convivência das grávidas com os gatos. O ideal é que a futura mamãe converse com seu médico e peça todas as orientações necessárias para sanar suas dúvidas.

    Fonte:Pop

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot