20 de jun. de 2013

  • 20/06 - Moradores manifestam contra corrupção em Patos de Minas, MG

    Governo municipal, estadual e nacional foram alvos de críticas (Foto: Gullit Pacielle Machado)

    Os manifestos se espalharam pelo país, e em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, cerca de dois mil ativistas percorreram três quilômetros na cidade protestando contra o governo municipal, estadual e nacional. Diferente de alguns municípios, onde a principal reclamação é o reajuste do preço do transporte público, os patenses cobraram melhores estruturas na saúde, educação, punição a corrupção política e os abusivos investimentos em estádios de futebol.

    A passeata começou as 18h10 e foi encerrada as 20h. De acordo com a Polícia Militar, cinco pessoas foram detidas com bombas de fogo de artifício. “Aprovamos esse tipo de atitude porque é um manifesto pacífico sem violência. Tudo ocorreu conforme planejado, com exceção de cinco indivíduos com bombas. Mas os próprios manifestantes identificaram e nós fizemos o nosso trabalho. Tirando isso, não tivemos nenhum problema”, disse o Coronel Elias.

    Em todo trajeto, a PM se preocupou em dar livre ao acesso aos ativistas. O trânsito da Avenida Getúlio Vargas, onde iniciou o protesto, e das ruas Tenente Bino e Major Gote foram controlados por 20 militares.

    Para o estudante Ciro Nunes, a população está exercendo um direito sem usar a violência. “É um manifesto público, pacífico, sem vandalismo onde a gente quer mostrar que com a união da população as coisas podem mudar. Nós estamos abraçando as pessoas que iniciaram os protestos em São Paulo e também estamos cobrando melhorias”, disse Nunes.

    Além dos estudantes, empresários da cidade e muitos professores participaram da manifestação. Omar Gonçalves é da rede de ensino público e protestou contra falta de ação dos políticos. “O povo está cansado de tanta coisa errada. Não estamos aqui por causa apenas dos R$ 0,20. Estamos na rua em busca de melhorias. Quero que saúde e educação melhorem. Mas enquanto isso, têm deputados que votam a favor da Pec 37”, afirmou.

    Além dos estudantes, empresários da cidade e muitos professores participaram da manifestação (Foto: Gullit Pacielle Machado)

    Prefeitura e Câmera de vereadores

    Além dos problemas em âmbito nacional e estadual, palavras de ordem foram proferidas a figura do prefeito de Patos de Minas, Pedro Lucas. A reportagem do site G1 fez contato com a assessoria de comunicação do chefe do Executivo, porém, ele está viajando e não quis se pronunciar.

    Ao contrário de Pedro Lucas, o chefe do Legislativo, Otaviano Marques, comentou sobre o manifesto na cidade e no país. “Entendo que os ativistas estão certos, pois o movimento chama a atenção da mídia e, assim, exige uma maior reflexão dos governantes e políticos em geral sobre as necessidades da população. Entretanto, sou contra qualquer excesso que depreda o patrimônio público e coloca em risco a vida das pessoas. Nem os manifestantes nem a polícia pode se exceder”, comentou o vereador.

    (G1)

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot