31 de jul. de 2012

  • Atlético - Com três alternativas táticas, elenco do Galo tem prova de fogo contra Flamengo


    O Atlético nunca teve tantos problemas para escalar o seu time titular no Campeonato Brasileiro deste ano. São três desfalques que não atuarão contra o Flamengo, no próximo sábado: Junior César, Pierre e Danilinho.Desde que a atual base foi formada contra o Palmeiras, com a entrada de Ronaldinho Gaúcho, Cuca ainda não precisou mexer tanto na equipe. Apenas contra o Náutico houve a necessidade de trocar duas peças.
    Réver estava lesionado e Pierre suspenso.Contra São Paulo, Grêmio, Portuguesa, Figueirense, Internacional e Santos, o time teve apenas um desfalque. Nos duelos ante Sport e Fluminense, grupo completo.Agora, o elenco alvinegro, elogiado por ter peças de qualidade no banco de reservas, será colocado à prova. Cuca terá como aliado a semana completa de trabalho, depois de uma sequência de dois jogos no meio de semana.Enquanto ainda não faz testes na Cidade do Galo, o treinador mantém as alternativas táticas na cabeça.
    Confira abaixo três opções levantadas que poderão ser colocadas em prática por Cuca para tentar vencer o Flamengo e manter a liderança do Brasileirão.
    Alternativa conservadora  
     
    A primeira possibilidade para o time de Cuca passa pela manutenção de um jogador com a mesma “função tática” de Danilinho, que ajuda no ataque e na cobertura dos avanços do lateral Marcos Rocha. Serginho tem essa característica.No lugar de Pierre, Fillipe Soutto ganharia uma chance. Richarlyson deverá substituir Junior César na esquerda e poderá fazer uma função defensiva. Desta forma, Soutto teria liberdade para avançar como homem surpresa e não precisaria ficar tão preso quanto Pierre.Ponto positivo: Mantém a estrutura tática da equipe na direita. Na esquerda, ganha um elemento surpresa para auxiliar Bernard e Ronaldinho na criação.Ponto negativo: Proteção da zaga pode ficar menos eficiente.
    Alternativa ofensiva
    Se quiser “sufocar” o Flamengo, aproveitando a má fase do rival carioca, Cuca pode dar uma oportunidade para Guilherme como titular, no lugar de Danilinho. O camisa 10 teria que se esforçar para ajudar na marcação, pela direita, mas é reconhecidamente mais técnico e conta com mais poder de fogo ofensivamente.Serginho seria usado como volante, no lugar de Pierre, auxiliando também a lateral direita, quando Marcos Rocha se aventurar no ataque. Richarlyson seria o substituto de Junior César.Ponto positivo: Time ganha poder de fogo com Guilherme contra um time que está em crise no campeonato.
    Ponto negativo: O time corre o risco de ficar mais exposto no lado direito da defesa, contra o lateral flamenguista Ramon, que fez gol na rodada passada e tem boa qualidade ofensiva.
    Alternativa radical 
     
    O comandante alvinegro já usou Réver como volante em outras oportunidades. Ele pode colocar Rafael Marques na defesa e passar o capitão do Galo para o meio-campo, substituindo Pierre. O time pode alternar entre o 3-5-2 e o 4-2-3-1 durante a partida.Richarlyson seria usado como lateral e ala pela esquerda.
    No lugar de Danilinho, Serginho é alternativa mais defensiva, mas Guilherme também pode ser usado mais ofensivamente.Ponto positivo: Time ganha agressividade pelas laterais com uma cobertura bem equilibrada. Réver, como volante, tem qualidade para ser “elemento surpresa” no ataque e criar boas jogadas.Ponto negativo: A estrutura tática do Atlético é modificada. Corre-se o risco de perder no entrosamento e na dinâmica de jogo, que já estão consolidados.
    Fonte: Rodrigo Fonseca/Thiago de Castro - Superesportes

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot