28 de nov. de 2012

  • Dieta ou exercício: o que emagrece mais?




    Segundo o Ministério da Saúde, 48,5% dos brasileiros estão acima do peso. De acordo com pesquisas recentes, o tão sonhado peso ideal depende mais uma boa alimentação do que da prática de exercícios. Em outubro o “Obesity Reviews” analisou 15 trabalhos científicos que mediram o efeito de atividades físicas como caminhada e corrida em pessoas que não fizeram dietas.

    Entre as 657 pessoas que foram analisadas num período de três a 64 semanas, a perda de peso foi menor do que o esperado. O que ocorreu em pelo menos dois dos artigos realizados é que as pessoas superestimaram os resultados do exercício físico e acabaram compensando na ingestão de calorias. Uma aula de jump que gasta 500 calorias (a meta diária para quem quer perde meio quilo por semana), pode ir embora com apenas dois pedaços de pizza.

    A matemática do emagrecimento envolve ter uma dieta equilibrada, consumindo menos calorias e, de preferência, queimando mais calorias através das atividades físicas. Ou seja, fica muito mais difícil emagrecer apenas com atividades físicas, sem uma reeducação alimentar. Segundo o médico argentino Máximo Ravenna, autor do livro “A Teia de Aranha Alimentar” (Guarda-Chuva), uma pessoa com sobrepeso pode consumir mais de 3 mil calorias por dia e um obeso chega a 5 mil. “Não tem como compensar isso com exercício. Tem que reduzir pelo menos 40% da ingestão de alimentos”.

    Outro ponto importante a ser levado em conta é que não temos exatidão no gasto calórico que um exercício proporciona, porque envolve fatores como condicionamento físico e características pessoais (altura, idade e peso). Já nas dietas é possível controlar com precisão e cortar as calorias.

    Fonte:Pop Mulher

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot