29 de mai. de 2013

  • 29/05 - Jucá propõe FGTS de domésticos igual ao dos demais trabalhadores

    Waldemir Barreto/Agência Senado

    Após sofrer resistência do governo e de centrais sindicais com relação a seu relatório sobre a regulamentação dos direitos trabalhistas de empregados domésticos, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) decidiu retirar da proposta o pagamento de indenização a trabalhadores demitidos sem justa causa.

    “Estamos trazendo de volta a discussão sobre o que é justa causa e o que não é. Aquela intenção de pagar a indenização independente do fator de demissão, legalmente causaria uma série de embaraços”, disse o senador.

    Em seu projeto, Jucá propunha pagamento de 40% do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mesmo em casos em que o doméstico foi demitido por causa justificada. Ele ainda propôs que empregadores contribuam com 11,2% para o FGTS. Atualmente, este valor é de 8%.

    A intenção é que o empregador continue depositando 8% ao FGTS. A diferença de 3,2% deve ser colocada num fundo de demissão. Assim, este valor pode ser devolvido a ele em casos de justa causa ou quando o empregado pede desligamento.

    Fonte:Pop

  • Copyright @ 2013 Rádio Cultura MC. Traduzido Por: Template Para Blogspot